Ginecomastia: Saiba tudo sobre o procedimento
A ginecomastia é o aumento do volume das mamas em homens, e é um problema que pode atingir quase a metade da população masculina.
Seja por alteração hormonal ou genética, a solução mais eficaz para o problema é a intervenção cirúrgica, que traz de volta a auto estima do homem.
Veja agora como funciona essa cirurgia e porque a ginecomastia pode chegar até você.
Ginecomastia: O que provoca o aumento da mama nos homens?
A ginecomastia pode ser influenciada pela genética. Mas alterações hormonais vindas durante a adolescência ou velhice podem causar o distúrbio.
O que acontece é que o nível de estrogênio, hormônio feminino, pode se elevar durante essas fases hormonais instáveis, ou simplesmente pelo impulso de fatores externos como:
- uso de anabolizantes
- medicamentos para hipertensão
- medicamentos para alívio de refluxo, como domperidona
Outros medicamentos e drogas também podem ter como efeito colateral a ginecomastia.
No entanto, também é muito comum o aparecimento do distúrbio em pessoas com hiper e hipotireoidismo, onde a glândula da tireóide, produtora dos hormônios do corpo, perde a sua eficácia.
Há ainda a ginecomastia causada pelo excesso de gordura, que com um repentino emagrecimento fica ainda mais aparente, pelo excesso de pele.
Quais os males a ginecomastia pode trazer para a saúde do homem?
O grande problema causado pela ginecomastia é a baixa auto estima do paciente, que pode se isolar do convívio social, evitando principalmente a prática de esportes por vergonha do próprio corpo.
Além disso, o excesso de estrogênio ou falta de testosterona no corpo masculino, pode causar várias desordens que incluem alterações de humor, ansiedade, falta de força física e insônia ou sonolência.
Qual é o tratamento recomendado para eliminar o excesso de peito nos homens?
Para a regularização hormonal, o paciente deve fazer um acompanhamento com o endocrinologista onde serão feitos exames laboratoriais para constatar qual é o nível hormonal em déficit no paciente.
Após essa constatação, a cirurgia estética é o melhor caminho para desfazer a ginecomastia.
Como são feitas as cirurgias?
A cirurgia varia de caso para caso.
Em situações onde a mama é derivada exclusivamente do acúmulo de gordura, é necessária a lipoaspiração no local.
Se houver excesso de pele este também já será ajustado.
Mas para os casos onde há o problema hormonal constatado, é necessário também a retirada de toda a glândula mamária, podendo ter a planície do peito ajustada com enxertos de silicone para o peitoral masculino, caso seja de desejo do paciente.
Quais são os cuidados a tomar, antes, durante e depois da cirurgia?
A cirurgia de ginecomastia possui raros índices de complicações, sendo comumente realizada com anestesia local e sedação.
A internação se dá apenas por algumas horas após o término do procedimento cirúrgico, ou seja, o paciente tem alta no mesmo dia.
Porém, é necessário o comparecimento até o complexo hospitalar para o processo de drenagem dos fluídos, que se acumulam no local durante 3 dias. Já o uso da cinta por até 2 meses, é recomendado na melhora rápida e eficaz dos hematomas e inchaço.
Como você viu, a ginecomastia pode e deve ser tratada de modo a melhorar a qualidade de vida e autoestima do paciente.
Para mais dúvidas, entre em contato e marque uma visita. Nossa equipe está pronta para te atender e esclarecer qualquer dúvida sobre o procedimento. Até a próxima.
Endereço:
Centro Médico Júlio Adnet
SEPS 709/909, Sala 121, Bloco B
Asa Sul, Brasilia-DF