Pular para o conteúdo

A importância da consulta médica

CATEGORIAS: Sem categoria

A importância da consulta médica

Um dos maiores conflitos dos pacientes quando optam por realizar uma cirurgia plástica refere-se aos padrões de beleza atual e o resultado oferecido pelo procedimento. Alguns já vão ao consultório com fotos de alguma personalidade ou mesmo amigo(a) que se submeteu à alguma modificação bem sucedida. No entanto,  o que muitas vezes não é observado  é se , o procedimento pretendido,  realmente se adequa às suas necessidades.

O paciente que deseja submeter-se a uma cirurgia plástica deve refletir sobre alguns aspectos,  como por exemplo:  a minha condição física, racial e a minha cultura permitem que eu obtenha determinado resultado sem parecer desproporcional, estranho ou diferente?  Seria plausível imaginar um resultado ïgual “ao de outra pessoa partindo de um corpo que, muitas vezes, nem se assemelha ao seu?

Durante toda consulta médica, um profissional atento, seja cirurgião plástico ou não, avalia,  ainda que o paciente não perceba,  os seus desejos,  expectativas e a possibilidade de atingir esses objetivos. Na escolha de uma “simples prótese de mama”, por exemplo, avalia-se a largura do tórax,  a base das mamas,  a queda da aréola,  a espessura do parênquima mamário,  dentre outros fatores. A partir dessa análise,  associado ao desejo da paciente,  determina-se o tipo e o volume do implante. Estenda esse raciocínio a todos os outros procedimentos e terão uma pequena ideia da complexidade de um procedimento cirúrgico.

É na consulta médica que são oferecidas orientações sobre o aspecto e posicionamento das cicatrizes,  resultados esperados,  possíveis complicações e fatores envolvidos com uma evolução pós operatória satisfatória. Orçamentos feitos por telefone ou “dar uma olhadinha rápida”  são incompatíveis com a necessidade de diálogo entre médico/paciente.  Apenas depois de uma conversa aberta com seu médico o paciente terá condições de decidir se o procedimento desejado é o mais indicado para ele. Não abra mão de sua consulta médica!

CIRURGIA PLÁSTICA
ENVIE-NOS UMA MENSAGEM
close-link
Share This