Pular para o conteúdo

Muito além da beleza

CATEGORIAS: Sem categoria

Muito além da beleza

A cirurgia plástica brasileira durante as últimas duas décadas é presença constante nos meios de comunicação .Quer seja em revistas de fofoca ou outros tipos de mídia , costuma estar associada a grupos seletos e seus segredos para manter uma aparência mais atraente. Embora exista , atualmente , uma popularização dos procedimentos estéticos , um conceito ainda não se modificou: cirurgia plástica é para nos tornar “belos”.
Nada mais equivocado! Poucos sabem que a origem da maioria das técnicas utilizadas hoje derivou da necessidade de reintegração social de pacientes acometidos pelas mais diversas patologias. São inúmeros os exemplos . Pacientes com atrofia facial/ lipodistrofia iniciaram as tentativas de realização de enxerto de gordura e da lipoaspiração propriamente dita ; as fissuras lábio palatinas e a necessidade de reconstrução nasal (traumáticas ou por lesões malignas) estimularam o avanço de técnicas de rinoplastia ; as reconstruções mamárias , de face e de membros puseram a prova os estudos dos retalhos usados nos seus reparos .

As correções de cicatrizes que limitam a função de membros , o tratamento cirúrgico dos queimados , a reconstrução de áreas acometidas por tumores ou com lesões extensas , o tratamento de lesões congênitas , dentre outros … Dos pés a cabeça , a cirurgia plástica dá a sua contribuição. As cirurgias conhecidas pela população , de maneira geral , representam apenas uma pequena parte das possibilidades disponíveis.

Não podemos , portanto, dividir a cirurgia plástica em estética e reparadora .Elas são interdependentes e compartilham dos avanços da especialidade. O objetivo real dos médicos envolvidos com esses procedimentos é devolver a autoestima , o convívio e a inclusão social. Vai muito além da beleza , envolve o bem estar do dia a dia.

Dr. Giulianno Castelo Branco, Cirurgião Plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

CIRURGIA PLÁSTICA
ENVIE-NOS UMA MENSAGEM
close-link
Share This