Cirurgia Bariátrica e a Pós-Bariátrica

Estima-se que 300 milhões de pessoas no mundo sofram com a obesidade e a perspectiva é que este quadro se agrave ao longo dos anos.

Pacientes com IMC maior que 40 kg/m² ou com IMC maior que 35 kg/m² associado a outras complicações como hipertensão e diabetes tipo 2, por exemplo, são considerados candidatos a realizarem a cirurgia de redução do estômago, também chamada de bariátrica.

Os resultados da cirurgia bariátrica são rapidamente vistos e o emagrecimento do paciente ocorre de forma acelerada. Uma das desvantagens deste método é que não é incomum o aparecimento de flacidez na pele por todo o corpo causada pela perda de peso.

 

Pós-Bariátrica ou Cirurgia de Contorno Corporal

Abdômen, braços, mamas e coxas tendem a ficar um excesso de tecido que, além de aparência desproporcional, causam incômodos no paciente a realizar movimentos simples, como uma caminhada ou uma movimentação com os braços, por exemplo.

Para retirar este excesso de pele e consequentemente diminuir a flacidez do corpo, há um procedimento cirúrgico específico, realizado por cirurgiões experientes, conhecida como Cirurgia Pós-Bariátrica.

Responsável por devolver o Contorno Corporal, a pós-bariátrica manipula diversas regiões do corpo em um mesmo procedimento, sendo uma cirurgia plástica de grande satisfação para quem a realiza.

Perguntas e Respostas sobre Cirurgia Pós-Bariátrica

 

Para quem é indicada a cirurgia pós-bariátrica

Pacientes que sofreram perda de peso abrupta após a realização da cirurgia bariátrica e que apresentem flacidez extrema em diversas regiões do corpo, como abdômen, braços, pernas e mamas, por exemplo.

 

Depois de quanto tempo posso fazer a pós-bariátrica?

Somente com o acompanhamento do seu cirurgião será possível estipular um período para a realização da pós-bariátrica. Isto porque é necessário que haja certeza que seu peso corpóreo está estabilizado.

 

O resultado é definitivo?

Os resultados da pós-bariátrica podem ser revertidos caso o paciente continue a perder peso após o procedimento. Por isso é muito importante fazer o acompanhamento clínico correto para saber quando seu peso se estabilizará.

 

Existem restrições para fazer a pós-bariátrica?

Pacientes com problemas de cicatrização, fumantes ou indivíduos que façam uso de remédios controlados devem realizar uma série de exames prévios específicos e averiguar junto a especialistas os riscos de realizar a cirurgia.

 

O que é feito na cirurgia pós-bariátrica?

Durante a cirurgia são realizados diversos procedimentos com o objetivo de reduzir a flacidez de todo o corpo. Os mais comuns durante a pós-bariátrica são os liftings, que corrigem flacidez da parte inferior do corpo – abdômen, virilhas, nádegas e culotes. Braços e coxas também são manipulados através da técnica que retira todo o excesso de pele. A correção das mamas também é comum neste tipo de procedimento onde é realizada a elevação das mamas, corrigindo a flacidez e levantando os seios.

Como é a cirurgia pós-bariátrica?

Primeiramente o paciente é anestesiado, o que pode ser através de sedação intravenosa ou anestesia geral, esta decisão cabe ao cirurgião responsável. Os procedimentos realizados durante a cirurgia exigem que sejam feitas incisões que podem ser de pequenas a grandes extensões. Tudo dependerá da quantidade de tecido a ser retirada e a região em que se está alocado. Além das preferências pessoais do paciente associadas a experiência do cirurgião. É através destas incisões que são retirados os excessos de pele, realocados os tecidos e feitos os pontos de fechamento em uma nova posição para que se confira um resultado natural.

 

Pós-bariátrica deixa cicatriz?

Médicos experientes possuem maior facilidade em realizar as incisões em locais estratégicos de maneira que as cicatrizes fiquem mais camufladas. Os cuidados durante o período pós-operatório também são essenciais para que a cicatrização ocorra de maneira saudável. Pacientes com problemas de cicatrização devem alertar o cirurgião previamente sobre. O ganho de peso após a realização da cirurgia de Contorno Corporal também pode acarretar no engrossamento das cicatrizes, além de causar o aparecimento de estrias.

 

Como é o pós-operatório da Pós-Bariátrica?

O repouso absoluto é indicado nas primeiras horas após a realização da cirurgia, é muito importante que o paciente siga à risca todas as orientações médicas durante este período, esta prática será fundamental para que os resultados adequados sejam alcançados. Curativos e bandagens para comprimir as regiões são necessários para reduzir o inchaço e sustentar os tecidos até sua devida cicatrização. Um dreno também poderá ser colocado por baixo da pele para drenar quaisquer fluídos sanguíneos que possam se acumular durante este período.

 

Em quanto tempo o resultado final aparece?

Imediatamente o paciente já irá verificar a mudança no corpo com a redução da flacidez e a eliminação dos excessos de pele. Sentirá o corpo inclusive mais leve. Os resultados estéticos definitivos podem demorar um pouco mais para serem vistos por completo. Cerca de 1 ou 2 anos após a realização do procedimento.

 

Quanto custa uma cirurgia de pós-bariátrica?

Divulgar valores de procedimentos cirúrgicos na internet é uma prática considerada ilegal e antiética pelo Conselho Federal de Medicina. Para estipular o preço de uma cirurgia pós-bariátrica é necessário realizar a avaliação médica previamente com um médico qualificado e especializado que irá fornecer todas as informações sobre o procedimento e sobre possíveis orçamentos.